Já foi publicado aqui no QlikiBlog a definição de cada licença. (Client Access Liceses)
Hoje vou falar sobre a Session CAL, mas não somente sobre a definição dela mas também como utilizá-la.

Conceito básico sobre a Session CAL:

Uma Session CAL não está vinculada a um usuário ou máquina, mas permite usuários “anônimos”. Uma sessão refere-se ao tempo que um usuário está visualizando um único documento QlikView (.qvw). Portanto, se um usuário tem dois documentos QlikView (.qvw) abertos ao mesmo tempo, ele estará usando duas Session CALs. Se um usuário acessa o QlikView e não há Session CALs disponíveis, seu acesso será negado.

Ela é bem simples de ser utilizada. Se você possui licenças Session CAL em seu servidor elas vão funcionar da seguinte maneira.

Nenhuma configuração a mais precisa ser feita fora o licenciamento do servidor.

Para um usuário utilizar a Session CAL basta seguir a tabela abaixo.

  • Se houver uma Named User CAL para o usuário – ela será usada.
  • Se houver uma Document CAL para o usuário – ela será usada.
  • Se houver uma Session CAL disponivel – ela será usada.
  • Se houver uma Usage CAL disponivel – ela será usada.
  • Se nenhuma das opções acima estiverem disponiveis – o acesso será negado

Normalmente utilizamos outros tipos de licença além da Session CAL. Então para um usuário acessar o Qlikview utilizando a Session CAL ele precisa cumprir alguns requisitos.

Repare que a Session CAL somente será usada quando não houver Named User CAL e Document CAL para este usuário, assim ele assumirá a Session CAL automaticamente, por isso não é necessário nenhuma outra configuração para se utilizar a Session CAL, basta que o usuário não tenha outro tipo de licença.

Se você possui somente Session CAL, você deve configurar os acessos autenticados através do Dominio de Rede ou acessos anonimos.

Mas fique ciente que qualquer usuário poderá acessar os documentos  e assim utilizar uma licença que não foi designada para ele.

Vamos exemplificar: Você possui somente 10 licenças Session CAL.
10 usuários estão acessando o Qlikview neste momento. Quando o 11° usuário tentar acessar uma mensagem informando que não tem sessão disponivel será exibida. Este usuário deverá esperar que um dos outros 10 usuários encerre sua sessão no Qlikview para que ele possa acessar o Qlikview. Isso pode demorar horas, ou segundos, tudo depende dos outros usuários.
Destes 10 usuários que estão acessando o Qlikview e consumindo todas as Session CALs, 2 deles são pessoas curiosas que viram alguem utilizando e resolveram acessar o Qlikview para ver como ele funciona e as informações contidas nele. Pronto 1 usuário que deveria acessar o Qlikview para analisar os dados e tomar decisões não pode pois usuários não autorizados acessaram o Qlikview e estão consumindo Session CALs.

Por isso muito cuidado na hora de decidir como irá utilizar Session CAL e se elas realmente são necessárias. Lembre-se para cada documento aberto uma Session CAL é utilizada, para um Named CAL ele pode abrir quantos documentos quiser que somente uma licença será utilizada e este não ficará sem acesso ao Qlikview quando todas as outras licenças estiverem ocupadas, a licença é dele.