Já explicamos o que é o Qlikview Personal Edition, já ensinamos a fazer a instalação do Qlikview Desktop e agora vamos ensinar como fazer a instalação do Qlikview Server 10. Lembrando que vamos focar na versão 10.

Primeiro vamos para os requisitos minimos recomendados pela Qliktech.
Quero deixar claro que esse são os requisitos minimos para se fazer a instalação e os primeiros acessos, pois como o Qlikview utiliza a memória RAM, dependendo da quantidade de dados que serão carregados na memória pode ser que a quantidade de memória disponivel para o Qlikview Server seja insuficiente, neste caso precisaremos fazer um sizing para definir qual o melhor hardware para cada necessidade.

Requisitos minimos: 

Qlikview Server 32 bits (x86) 64 bits (x64)
Plataforma Windows XP Professional
Windows Vista
Windows 7
Windows Server 2003
Windows Server 2008
Windows XP Professional x64 Edition
Windows Vista x64
Windows 7
Windows Server 2003 x64 Edition
Windows Server 2008 x64 Edition
Windows Server 2008 R2
Processador Compatível com Intel Core Duo ou superior(recomendado) Processadores compatíveis com x64 de vários núcleos
Memória No mínimo 1 GB. Dependendo dos volumes de dados, talvez seja necessária uma memória maior. No mínimo 4 GB. Dependendo dos volumes de dados, talvez seja necessária uma memória maior.
Espaço em disco São necessários 350 MB no total para a instalação São necessários 400 MB no total para a instalação
Segurança Microsoft Active Directory
NTLM
Aplicativos de segurança de terceiros2
Microsoft Active Directory
NTLM
Aplicativos de segurança de terceiros2
Servidor WEB QlikView web server
Microsoft IIS 6 ou 7
QlikView web server
Microsoft IIS 6 ou 7
Console de Gerenciamento Microsoft Internet Explorer 7 e 8Firefox 3.6 Microsoft Internet Explorer 7 e 8Firefox 3.6
.NET framework 3.5 SP1 3.5 SP1

 

1 – Escolha o instalador de acordo com o sistema operacional disponível (QlikViewServer_x86Setup para Windows 32-bits our QlikViewServer_x64Setup para Windows 64-bits). Será preciso ter permissões para instalação de software na máquina.

2- Caso não esteja instalado, o QlikView solicitará a instalação do Microsoft .Net Framework versão 3.5 SP1. É preciso aceitar o contrato de licença e estar conectado à internet para o download do instalador. Caso esteja instalado, prossiga no passo 4 deste tutorial.

 

 3 – Após o download, o .Net Framework será instalado automaticamente. Em seguida, o QlikView Server continuará a instalação.

 

4 – Clique em Next na primeira tela do instalador.

5 – Selecione sua região e clique em Next.

6 – Você terá que concordar com o contrato de licença apresentado para continuar. Selecione “I accept the terms in the license agreement” e clique em Next.

7 – Insira o “Nome Completo” do usuário e a “Organização” (Empresa) à qual. Clique em Next:

8 – Defina o diretório onde o QlikView será salvo ( o padrão é “C:Arquivos de programasQlikView”). Clique em Next.

9 – Escolha as opções conforme a imagem abaixo para fazer a instalação do Qlikview Server. Se você já utiliza o IIS no Servidor atual então escolha a opção IIS. Se este for um Servidor exclusivo para o Qlikview recomendamos a instalação do Qlikview Web Server (QVWS) por ser mais estavel e por possuir um desempenho melhor para utilização do Qlikview.

10 – Determine um nome de usuário e senha para a execução de serviços do servidor. Este usuário deve pertencer ao domínio e ter privilégios de administrador (fazer parte do grupo de administradores locais). Este passo pode ser feito posterior e manualmente, na tela de serviços do Windows Server (para isto deixe a caixa de opção marcada – confira passo 13). Após definir clique em Next.

É possível utilizar o botão ‘Browse…’  para selecionar o domínio e usuário.

11 – Clique em Install para prosseguir com a instalação.

12 – Clique em Finish para concluir a instalação.

 

13 – Ao encerrar a instalação, reinicie o servidor.

Após a reinicialização acesse a janela de serviços para a inicialização de serviços (Iniciar > Ferramentas Administrativas > Serviços). Nesta janela, localize os serviços cujos nomes se iniciam com QlikView. Todos eles devem ser inicializados e configurados para Startup automático.

Caso um usuário dos serviços não tenha sido definido no passo 9, este deve ser configurado individualmente para os serviços QlikView neste momento.

 

Com o Qlikview Server instalado e funcionando vamos partir para a primeira configuração necessária.

LICENÇA !

Vamos aprender como colocar a licença no nosso servidor e disponibilizar os aplicativos para serem acessados.

1 – Defina os usuários que terão permissão de configuração do QlikView Server. Para isto entre em: Gerenciamento do Computador > Ferramentas de Sistema > Usuários e Grupos Locais > Grupos e procure pelo grupo QlikView Administrators. Adicione os usuários desejados.

 

2 – Ative a licença no QlikView Server, acessando o QlikView Management Console (http://nomedoservidor:4780/qmc) > Aba Licences > QlikView Server & Publisher. Digite o Serial Number e Control e clique em Apply Licence. (É necessário estar conectado à internet para validação).

 

3 – Defina o(s) diretório(s) onde os QVWs ficarão armazenados através do QlikView Management Console > Aba QlikView Server Settings > Folders. É possível definir uma pasta principal (Root Folder) e mapear outras pastas (Mounted Folders).

 

4 – Teste o servidor, acessando o Acess Point no endereço http://nome_do_servidor/qlikview