Como todos sabem os dispositivos móveis e com telas sensiveis ao toque estão praticamente dominando o mercado. A Qliktech percebeu isso e disponibilizou uma nova Relase do Qlikview Server 10  focada em dispositivos móveis.

Pensando nisso a usuária da QlikCommunityShima Nakazawa resolveu criar um pequeno tutorial de como desenvolver um QVW focado em acessos através do iPad.

Algumas pessoas podem perguntar, é realmente necessário criar um QVW exclusivo para o iPad ?
Posso dizer que não é obrigatório, mas se criar um QVW em um PC e disponibilizar o acesso para o iPad concerteza você encontrará alguns inconvenientes. Pois a resolução do video ou monitor de um PC é maior que a resolução da tela do iPad, com isso parte dos objetos estarão fora da tela.
Então o fato de se desenvolver algo exclusivo para o iPad ou outros Tablets é para que utilização e navegação nestes dispositivos se torne mais facil e agradavel ao usuário final.

A Qliktech publicou no blog Qlikview este tutorial ensinando qual a melhor maneira de se desenvolver um QVW para ser acessado através do iPad.

Desenvolva para espaços limitados.
 Apesar da resolução da tela do iPad ser de 1024×768, a tela que você deve desenvolver é um pouco menor do que isso, devido aos menus do próprio navegador de internet (Safari) e até mesmo as abas e barra de menu do Qlikview. Então a resolução ideal para desenvolvimento para iPad é de 980×590 quando o aplicativo estiver com as abas habilitadas, ou 980×610 quando as abas não estiverem habilitadas. Quando o QVW contiver longa lista de dados em tabelas o ideal é utilizar o modo Retrato (ou Portrait eninglês), quando o QVW contiver muitos gráficos o ideal é utilizar o modo Paisagem (ou Landscape em inglês). Se você precisar colocar muitos gráficos em uma “Pasta” utilize o “Container”, assim você tem um espaço maior para exibir as informações e a intereção com usuário será melhor. Para os campos com maior utilização ou no caso que precisam fazer seleções com uma maior frequencia utilize a campos listados ou list box e para os menos utilizados crie uma caixa de busca para fazer as buscas e seleções. Utilize cores fortes e se mais de um gráfico possuir informações semelhantes você poderá criar uma legenda unica.

Tenha certeza de que a informação mais importante esta visivel.
Normalmete quando desenvolvemos para acessos através do computador sempre procuramos ter mais espaço e com isso diminuimos fonte e objetos para que caibam sempre mais e mais objetos. O ideal é tornar tudo visivel e facil de utilizar, então a  fonte recomendada é 11. Procure utilizar sempre fontes que são suportadas pelo navegador do iPad, Arial é uma delas. Lembre-se de que as pessoas irão utilizar os dedos para realizar seleções e ativar objetos, então estes precisam estar com um bom tamanho e que não tenha muito objetos em volta que possam ser selecionados por engano.

Foco na usabilidade.
O iPad não possui botão direito, então tenha certeza de que o que você fizer possa ser feito com apenas um toque. Antes de colocar em produção tenha a certeza de que todos os objetos são faceis de interagir e navegar. Mantenha sem um objeto de seleções atuais isso facilita e muito a vida de um usuário que fez uma seleção diretamente no gráfico e não existe um campo onde ele possa limpar essa seleção, por isso o objeto de Seleções Atuais é muito importante. Crie tambem botões com as funções de “limpar”, “avançar” e “voltar”.

fonte: QlikCommunity