No dia 20/04 a Qliktech disponibilizou a nova Release do Qlikview Server 10.

Para quem não sabe os Releases vem com o tempo e sempre corrigindo bugs que são encontrados tanto no Qlikview Server quanto no Qlikview Desktop.
Muitas vezes nós não vemos esses problemas acontecendo as vezes sim, mas pelo tamanho da lista de correções eu posso dizer quase não vejo esses bugs.

O foco do SR2 foi para dispositivos móveis.
A principio pelos meus testes eu achava que apenas os dispositivos Apple teriam suporte para essas novas funcionalidades, mas me enganei, ainda bem, ou melhor, ainda bem para alguns. Por que estou dizendo isso ?
A principal mudança foi para dispositivos móveis que possuem suporte ao HTML5, ou seja, somente os navegadores WEB com suporte ao HTML5 conseguem utilizar os novos recursos.

Realizei testes com o meu iPhone e pude comprovar isso.
Testei com o Safari e consegui utilizar todas as funções, porém instalei o Opera no iPhone e posso dizer, as novas funções não funcionaram, mesmo dispositivo móvel com outro navegador.

Então não posso afirmar quais são os aparelhos que podem utilizar as novas funções, a minha recomendação é que você pesquise sobre o dispositivo que pretende utilizar.

Em primeiro lugar vamos ver o Release Notes, documento que contem as informações de Bugs que foram corrigidos desde a primeira Release.

Clique aqui para fazer o download do Release Notes.

Realizei os teste com a Release 2 e não encontrei diferenças com os testes realizados com o Build 8837.

As principais novidades, ou melhor o foco da SR2 foi realmente nos dispositivos moveis. O Acesso ao Qlikview através do Ajax esta muito melhor, posso até dizer que já podemos dispensar o uso dos app tanto no iPad quanto no iPhone e até mesmo Plugin do Internet Explorer. O Ajax não esta 100% mas para a maioria dos aplicativos que vejo o Ajax atende bem as necessidades.

Então se você já esta com a SR2 comece a fazer testes com o Ajax, tenho certeza de que você não utilizará mais o Plugin do Internet Explorer.

Semana passada conversei com algumas pessoas da Qliktech e eles me disseram que o foco deles é que as pessoas deixem de usar o Plugin e utilizem apenas o Ajax, até me adiantaram algumas coisas que estarão disponíveis na versão 11, mas não vou revelar.

Se quiserem ver as novidades da SR2 nós a adiantamos elas aqui.

E aqui temos uma tabela com as principais novidades da SR2 e o que esta por vir na SR3.

Release Date Functionality
QlikView on iPad (QV10 SP2) April, 2011
  • § Touch enabled browser based AJAX client
  • § Tablet presentation mode for applications
  • § Momentum based scrolling of list boxes and tables
  • § Multi-select in list boxes
  • § Select in charts & tables
  • § Finger sized toolbar and tab-bar
  • § Minimize/maximize objects
  • § Add/share bookmarks
  • § And more…
QlikView on Mobile (QV10 SP3) June/July, 2011
  • § Touch enabled browser based AJAX client
  • § Different form factors recognized
  • § Single object mode for mobile phones
  • § Full screen mode for tablets and PC’s

Para quem não tem a SR2 e quer testar com o seu dispositivo móvel, você pode acessar o endereço: http://demo.qlikview.com .
Neste endereço você pode abrir um documento do Qlikview e realizar todos os testes necessários.
O documento TV Finder que esta disponivel no site é o mesmo que aparece no video que esta na seção “Video em Destaque”.

Experimente !!!