Bom dia pessoal.

Ontem descobri que a Qliktech disponibilizou uma nova versão, ou melhor um Build do Qlikview Server 10. O Qlikview Server 10 ainda mantém a SR1 porém com um novo Build.

Esse novo Build traz um Patch ainda em versão Beta para o acesso ao Qlikview via Ajax através de dispositivos móveis. Eu testei somente com o iPad e o iPhone até o momento (assim que possível testarei com o Galaxy tab).

Posso dizer que as diferenças realmente são grandes e acredito que ainda muitas coisas novas podem vir até a versão final.

Eu particularmente prefiro usar o Ajax no iPad do que usar o aplicativo/programa Qlikview, agora com essa nova versão (ainda beta, então melhorias podem vir até a versão final) eu não usarei mais o aplicativo/programa para o iPad, vai ser tudo através do Ajax mesmo.

Abaixo umas imagens que fiz das diferenças entre o Build 8815 e a Build 8837 (nova).

O teste foi realizado em dois servidores diferentes, mas com o mesmo QVW.

As primeiras diferenças que podemos ver estão na barra do Qlikview e nas abas.

Os botões estão maiores e as abas também, tudo isso para utilizar os dedos.

 

Build 8815 ( o menu do Qlikview neste caso possui mais ícones pois ele possui colaboração)

Build 8837 (este servidor não possui colaboração por isso tem menos icones)

A próxima diferença  (foi o primeiro teste que fiz) esta nos gráficos.

No Build 8815 quando segura o dedo em cima do gráfico aparece um menu igual a imagem abaixo:

Já no novo Build 8837 quando segura o dedo no gráfico um capo de seleção é exibido e você pode fazer as seleções no gráfico. 

As seleções também podem ser feitas nas tabelas.

Mais uma grande funcionalidade… BARRA DE ROLAGEM…

Para quem não usou o Qlikview desta forma pode se surpreender com o que vou dizer, mas é verdade.

A Barra de Rolagem simplesmente não funcionava nos objetos de seleção.

Build 8815, onde esta a barra de rolagem? 

Build 8837, a Barra de Rolagem existe e funciona.

Mais uma boa funcionalidade…

SELEÇÃO MULTIPLA…

Até o Build 8815 para se fazer  seleção múltipla era necessário escolher o primeiro campo, esperar carregar as informações dele, clicar no segundo campo e esperar carregar as informações dele e assim para cada seleção múltipla que quiser fazer. Sem barra de rolagem a seleção múltipla só poderia ser feita com os primeiros campos.

Com a Build 8837 você segura com o dedo no campo que deseja fazer a Seleção Múltipla, o Qlikview abre um menu ao lado (acima ou abaixo depende da posição do objeto), você escolhe os campos que deseja e clica no botão verde para confirmar a seleção.

Existem outros dois botões, Apagar e Cancelar.

Apagar: apaga a seleção que você fez no campo, o mesmo vale para qualquer outro objeto, basta apenas segurar o dedo no objeto até o menu aparecer então clique em apagar e depois em OK.

Cancelar: Cancela sua ações a partir do momento em que o menu aparece, seja seleções ou o comando para apagar seleção.

Como a onda do momento são os Tablets a Qliktech não pode ficar parada, cada vez mais clientes irão utilizar os tablets para visualizar as suas informações e para isso precisam de um acesso eficiente e a partir de agora vão conseguir esse acesso, o desenvolvimento ainda esta em fase Beta, ou seja, pode conter erros e melhorias ou novas funções podem surgir, vamos testar, reportar os problemas e esperar para ver o produto final.

Pelo jeito o Projeto Universal Touch Client realmente vem para ficar. Pretendo fazer um outro post para falar sobre esse Projeto.

Sei que o Qlikblog esta no começo e está trazendo muitas informações importantes para instalação e configuração do Qlikview, mas esse novo Build me deu um ânimo e resolvi escrever para vocês o que a Qliktech esta fazendo de bom para nós, isso foge um pouco do nosso escopo, mas não tem problema continua tudo relacionado ao Qlikview.

Nota:
Algumas pessoas estão procurando e pesquisando no QlikBlog o endereço para download do Qlikview Server 10.8837.
O Download pode ser feito no http://global.qlikview.com/download , porém para você poder fazer o download da versão Server e outras versões mais antigas é necessário cadastro de Partner Qliktech.
Como a própria Qliktech mantém esse ambiente fechado aos seus parceiros eu não vou disponibilizar um link para download aqui no QlikBlog.
Recomendo que entre em contato com o seu revendedor ou Master Reseller e solicite a versão Server para testes.

Agradeço a compreenção de todos.