Qlikview 11 SR2 – iPad Offline

Com o lançamento do QlikView 11 SR2, o QlikView agora suporta a funcionalidade de levar seus dados com você onde estiver com um iPad. Este recurso é chamado de Visualização Offline.

Agora é possível acessar um documento do QlikView em um iPad, quando você está “offline”, ou seja, não conectado ao Access Point ou Qlikview Server. Esta funcionalidade
requer a instalação do QlikView Offline Service, que está disponível em um arquivo de instalação separado a partir da página de download do produto (não divulgamos links para download de produtos no QlikBlog).

A instalação do novo aplicativo QlikView para o iPad estará disponível na App Store da Apple (não disponível até a publicação deste artigo). O novo App está sendo lançado em paralelo com o lançamento do QlikView 11 SR2.

A funcionalidade permite que o usuário do iPad escolha um número de marcadores e uma lista disponível para uso offline. Uma vez que esses itens tenham sido baixados, o usuário pode navegar dentro do documento, mudar favoritos ou navegar entre os valores individuais dos itens escolhidos na lista.

No entanto, quando o usuário estiver offline, o acesso a interatividade é limitado. Os usuários podem navegar dentro de paginas estáticas, ou seja, não é possível interagir com objetos de uma página. Os usuários podem navegar entre os marcadores sincronizados e os valores correspondentes de cada marcador que foi baixado/sincronizado. A navegação ocorre através de um menu específico disponível no cliente offline.

Mais documentação está disponível como parte do arquivo de instalação para o Serviço QlikView Offline.

 

Limitações:

  • Atualmente só suporta autenticação Anonima, básica e NTLM para as Visualizações offline;
  • Não é possível configurar o Offline Service através do Qlikview Management Console;
  • Por padrão você pode ter até 40 linhas e 40 colunas de dados disponíveis offline em list box e tabelas. Essa configuração pode ser alterada nas configurações do App para iPad;
  • Você pode ter apenas 1 list box offline;
  • O Offline Service está disponivel apenas para servidores 64 Bits. Atualmente não existem planos de suporte para 32 Bits;
  • Não possui suporte à Clusterização.