Bom dia pessoal.

Eu trabalho atualmente com suporte técnico ao QLIKVIEW e uma das grandes dúvidas que muitos clientes têm ou não sabem fazer é: Alugar uma licença do servidor e deixar de utilizar a Personal Edition.

Bom, este é um procedimento muito simples, mas que antes de mostrar como fazer eu preciso esclarecer alguns pontos para que o aluguel seja bem sucedido.

Lembrando que isso só funciona a partir da versão 9.0 do QLIKVIEW. No exemplo que vou fazer estou utilizando a versão 10.

Antes vamos esclarecer outra coisa. A partir da versão 9.0 do Qlikview a Qliktech mudou a forma de licenciamento do Qlikview Desktop. Nas versões anteriores era necessária uma licença especifica para o cliente Desktop, essa licença poderia ser Developer, Professional ou Analyser. Já na versão 9.0 o Qlikview precisa realizar o aluguel de licença do Qlikview Server e as licenças individuais (Developer, Professional e Analyser) deixaram de existir e a partir deste momento é necessário ter um Server para poder utilizar o cliente Desktop normalmente.

Então vamos para os procedimentos.

Primeiro: precisamos de um Server instalado. Claro um Server é a peça fundamental para o que queremos fazer.

Segundo: precisamos de uma Named User CAL disponível (se não sabe o que é uma Named User CAL clique aqui e veja os tipos de CAL que existem para o QLIKVIEW) para pode fazer o alugel. O QLIKVIEW Server também precisa estar configurado para emprestar a licença.

Terceiro: precisamos do QLIKVIEW Personal Edition instalado em um computador.

Agora vamos fazer o aluguel….

Abra o QLIKVIEW Personal Edition.

Clique em Arquivo->Abrir no Servidor.

Na janela que aparecer você deve digitar o endereço IP ou o nome do seu Servidor QLIKVIEW.

“Autenticação”.

Muita atenção no método de autenticação. Se a Named User CAL disponível for para o usuário que esta logado no Windows utilize a opção “Usar Identificação do NT”. Agora se o usuário for  diferente você precisa mudar a para “Alternar Identificação” e preencher o campo “ID de Usuário” com as informações “Dominiousuário” do usuário que possui Named User CAL.

PRONTO !!!

Licença alugada agora vocês podem usar o QLIKVIEW para desenvolver a vontade e abrir os arquivos que não foram criados por vocês, isso durante 30 dias, depois desses 30 dias é necessário fazer o aluguel novamente.

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que um mesmo usuário pode fazer o aluguel da licença em dois (2) computadores diferentes, isso facilita e muito a vida dos desenvolvedores e das pessoas que gerenciam o QLIKVIEW pois quando se aluga uma licença perde-se uma Named User CAL para um desenvolvedor e não para um usuário final que precisa acessar as informações.