Já descrevemos como funcionam as licenças do Qlikview, agora vamos mostrar como utilizar as licenças mais comuns no Qlikview.

Começaremos pela mais comum de todas Named User CAL (Usuário Nomeado).

Após colocar a licença no Qlikview Server acesse:

Entreprise Management Console -> System -> Licenses -> Qlikview Server -> Client Access Licenses (CALs) -> General, veja quantas licenças Named User CAL tem disponivel.

Como podemos ver na imagem acima existem 2 opções para Named User CAL.

1 – “Allow license lease” – Permitir aluguel de licença.

A permissão de aluguel de licença serve para os desenvolvedores ou acesso offline. Quando se aluga uma licença com o Qlikview Personal edition ele deixa de ser Personal Edition e passa a ser um Qlikview licenciado, com o Qlikview licenciado é possível abrir e editar arquivos criados por você e por outros usuários. Então quando esta opção está ativa é possível licenciar o Qlikview Personal Edition.

2 –  “Allow dynamic CAL assigment” – Permitir assinatura de CAL dinâmica.

A assinatura de CAL dinâmica, permite que o usuário que acessar algum aplicativo no Access Point receba uma licença Named User CAL automaticamente. Acessou, recebeu a licença.
Essa opção normalmente não é muito bem vista, já que o usuário que acessar recebe a licença e normalmente não é qualquer usuário que pode ter acesso a essas informações, então normalmente mantenho essa opção desativada para que somente pessoas selecionadas possam acessar os aplicativos do Access point.

 Agora vamos sair de “General” e vamos para “Assigned CALs”.

Se assim como eu,  você também prefere selecionar os usuários que podem acessar o Qlikview então é nesta tela que você define quem são os usuários que podem acessar.

Em “Assigned Users” você pode colocar os nomes dos usuários que podem acessar o Qlikview. Sempre digitando o DominioNome_Usuario, após colocar os dados do usuário Qlik em “Assign CAL”, repita este procedimento para cada usuário que deseja acrescentar a lista.

Abaixo de “Assigned Users” você tem a lista de usuários que possuem permissão de acesso.

Atenção, isso é muito importante.

Após preencher os dados de todos os usuários Qlik no botão “Apply” para que as alterações que você fez sejam salvas, caso você não clique em “Apply” e feche a janela do navegador todas as alterações feitas serão perdidas, por isso sempre preste muita atenção, a cada alteração nas configurações da Console do Qlikview Server é necessário Qlikar no botão “Apply”.

Ainda nesta tela se você reparar existe um “X” vermelho ao lado de cada nome de usuário. Esse “X” serve para remover esse usuário da lista de pessoas com acesso ao Qlikview.
Por exemplo: um funcionário que tinha acesso ao Qlikview foi substituído, logo você precisa remover o acesso dele e designar o acesso a que esta no lugar dele, para isso Qlik no “X” e depois Qlik  em “Apply”.

Feito isso, o nome do usuário será removido da lista.

Caso o nome do usuário não seja removido da lista isso quer dizer que ele esta em quarentena.

O Qlikview Server possui um período de quarentena para os usuários serem removidos da lista e assim liberar uma licença para um novo usuário. Esse período de quarentena é de 24 horas após o ultimo acesso. Não há possibilidades de diminuir esse tempo.

Sobre Named User CAL é isso que temos para apresentar, no próximo post vamos falar sobre Document CAL.