Qlikview 10 SR3.

No dia 30/06/2011 a Qliktech disponibilizou uma atualização do Qlikview 10, tanto desktop como Server.

Para as pessoas que estão começando a utilizar o Qlikview agora não precisam ficar preocupadas com isso. Essas atualizações são normais e ocorre com certa freqüência, isso não quer dizer que você precisa sair correndo para atualizar o seu Qlikview.

Sempre que um novo Release (como chamamos essas atualizações) é disponibilizado ele vem acompanhado de um Release Notes. O Release Notes contem as informações das alteração  que foram realizadas, relação de Bugs corrigidos neste Release e histórico dos Bus corrigidos nos Releases anteriores.

Eu acredito que não teremos tantas novidades assim como tivemos com a SR2.
Como podem ver na imagem abaixo a Qliktech destacou as alterações para dispositivos com telas Touch, já na SR3 apenas um aviso informando que está disponível para download.

Informações sobre atualizações

Mesmo assim busquei informações e encontrei um comentário na Community  (e outro aqui) que me fez entender melhor as melhorias da SR3.

O foco principal da SR2 foi o iPad, mesmo assim os aparelhos com Android e suporte a HTML5 poderiam acessar o Qlikview e utilizar essas mesmas funções, o problema era que em alguns modelos algumas funções não funcionavam corretamente, então a Qliktech solucionou esses problemas com a SR3 assim o Qlikview apresenta o mesmo desempenho tanto no iPad como no Xoom e Galaxy Tab.

Com a SR2 eu fiz testes com celulares Android e os modelos mais antigos eu não consegui utilizar as novas funções. O Xoom e o Galaxy Tab eu não consegui testar pois não possuo estes aparelhos, então não sei como era o desempenho do Qlikview 10 SR2 nestes aparelhos.

Voltando a SR3, eu ainda não realizei os testes, mas assim que realizar os testes colocarei as minhas impressões aqui, isso se houver mudanças significativas, fora a melhoria para  Tablets Android.

Para você que pensa em fazer a atualização do seu Server eu recomendo que espere um pouco, vamos esperar e acompanhar o que as pessoas irão dizer na Community.

Nos links abaixo você pode baixar o Release Notes em PDF e a lista de Bugs em um QVW.

Release Notes Qlikview 10 SR3 – PDF
Lista de Bugs Corrigidos Qlikview 10 SR3 – QVW