Colaboração de Sessão. Esta é uma novidade bastante interessante.

Sessões colaborativas permitem que vocês compartilhe o seu acesso a determinado documento Qlikview.

Como assim compartilhar o acesso ao Qlikview ?

A Colaboração de Sessão permite aos usuários compartilhar a exibição de documento Qlikview com diversas pessoas. Um usuário pode convidar outras pessoas para se juntarem a ele através de uma URL que pode ser enviada por email ou mensagem instantânea.

Certo mas e aí, o que posso fazer depois que receber essa URL ?

Com a URL em mãos você tem acesso direto ao documento que a pessoa que te enviou está vendo no momento. Detalhe, a pessoa que recebe a URL não precisa ter uma licença Qlikview.

Mais facil, vamos mostrar como fazer.

Acesse um Documento Qlikview através do Access Point utilizando Ajax. Sim Ajax, a Colaboração de Sessão só pode ser realizada com Ajax.

Após acessar o documento clique em “Share Session”. Depois clique em “Start Sharing”. Então copie o endereço e envie para a pessoa com quem você quer compartilhar o acesso.

Colaboração de Sessão

 Assim que a pessoa receber a URL basta ela acessar através do navegador de internet.

Uma tela para ela digitar o nome será exibida, essa tela é apenas para ter o nome da pessoa e assim você pode saber quem está na sua sessão te acompanhando. Então não é necessário digitar nenhum nome que seja compatível com usuários da sua rede.

Usuário

Pronto !!!

Agora você está compartilhando a sua sessão.

Usuário com acesso

Ok estou compartilhando minha sessão, mas e agora ? o que faço ?

Com a sessão compartilhada tudo o que você fizer irá refletir na tela das pessoas com que você está compartilhando a sessão. Se você mudar de aba vai mudar a aba das outras duas pessoas (no caso deste exemplo), se fizer uma seleção essa seleção será aplicada para os dois usuários.

O Colaboração de Sessão funciona como um espelho. Tudo que você faz reflete na tela dos visitantes. Mas não é só isso, tudo o que os visitantes fizerem vai refletir na sua tela.

Com a Colaboração de Sessão você pode fazer reuniões e cada um dos participantes podem levar um Notebook e acompanhar todas as informações e seleções que você fizer.
Ou então você pode fazer uma apresentação para uma de suas filiais sem precisar sair da matriz, por exemplo.
Ou um usuário está com dificuldades para entender o documento e com isso você pode prestar a assistência que ele precisa para compreender as analises.

Enfim, são “n” possibilidades para se usar a Colaboração de Sessão.

Experimente !!!